O que é?
O manejo de fauna é o ato de manusear indivíduos de fauna silvestre com o objetivo de captura para diagnóstico ambiental ou para resgate e translocação de animais que estão sujeitos a impactos ambientais negativos.
Quando deve ser feito o manejo de fauna?
O manejo de fauna é exigido, normalmente, durante processos de licenciamento ambiental em que na área de interesse há probabilidade de ocorrência de espécies de fauna difíceis de serem registradas e identificadas sem que haja captura, nos casos de diagnóstico ambiental para a elaboração de estudos técnicos como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), por exemplo.
Outra ocasião em que é exigido o manejo de fauna é em casos de supressão de vegetação, intervenções de obra e demais atividades que causam impactos negativos sobre a fauna e seu habitat. Nesses casos os animais são capturados ou resgatados e translocados para áreas seguras, que podem ser adjacentes aos locais sujeitos aos impactos ou unidades de conservação.
Para ambos os casos é necessário que seja obtida junto ao órgão ambiental competente uma Autorização Ambiental para manejo da fauna silvestre de interesse. Tal instrumento traz as diretrizes de como deve ser realizado o manejo e o que os profissionais devem fazer.
Quais profissionais atuam no manejo de fauna?
O manejo de fauna requer treinamento para garantir o menor estresse aos animais e diminuir a probabilidade da ocorrência de danos a saúde tanto dos profissionais quanto dos próprios animais. Dessa forma, o profissionais que possuem conhecimento e, normalmente, trabalham com manejo de fauna são biólogos e médicos veterinários.
Ambos os profissionais são egressos de cursos, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, que possuem abordagem sólida em zoologia e por isso são os mais indicados tecnicamente para realizar esse tipo de trabalho.