O que é?
O levantamento arbóreo é um estudo técnico que deve ser realizado por profissionais legalmente habilitados que visa caracterizar a vegetação de porte arbóreo, ou seja, as árvores presentes em uma localidade de interesse.
E qual, especificamente, é o conteúdo de um levantamento arbóreo?
Neste estudo consta uma avaliação quantitativa e qualitativa das árvores que existem em determinada área. No relatório de levantamento arbóreo terá a identificação das espécies de árvores (nome popular e nome científico), o diâmetro a altura do peito (DAP), a altura e o diâmetro da copa de cada indivíduo arbóreo.
E durante um levantamento arbóreo são executadas as seguintes etapas:
- Identificação e caracterização da área de estudo;
- Identificação das árvores que possuem DAP ? 5cm;
- Plaqueamento dos indivíduos arbóreos;
- Identificação a nível de espécie dos indivíduos arbóreos;
- Identificação de espécies ameaçadas de extinção;
- Medição e registro da altura, DAP e diâmetro da copa de cada árvore;
- Verificação do estado fitossanitário de cada árvore (presença de doenças, pragas ou morte do indivíduo);
- Elaboração do Relatório de Levantamento Arbóreo com a lista de espécies registrada, os parâmetros dendrométricos, o cálculo de volume de madeira e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do profissional.
Mas quais são os profissionais habilitados para executar um levantamento arbóreo?
A área de meio ambiente é conhecida como multidisciplinar, sendo composta por diversos profissionais. Especificamente para o levantamento arbóreo é comum a atuação de Biólogos, Engenheiros Florestais e Agrônomos. Esses profissionais possuem conhecimento aprofundado de botânica exigido para a identificação das árvores.